Book | Albert Einstein – Laurent Seksik

Se fosse para recomeçar, eu teria sido encanador… – Albert Einstein

Acredito que toda pessoa tenha uma admiração pelo grande gênio Albert Einstein. Confesso que após a leitura deste livro passei a admira-lo ainda mais.

Esta célebre frase dita pelo gênio no inverno de 1955 mostra um pouco de seu descontentamento com a maneira que as pessoas estavam lidando com a sua descoberta.

O Livro

Antes de entrar em tais detalhes gostaria de dizer que comprei este livro na livraria Saraiva em Ribeirão Preto – SP ao valor de R$ 16.00.  Tradução de Rejane Janowitzer, inclusive achei a tradução excelente. Abaixo uma uma tabela contendo informações sobre o livro:

Título: ALBERT EINSTEIN
Título Original: ALBERT EINSTEIN
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
Gênero: Biografias
Série: Biografias
Referência: 891

Cód.Barras:

9788525420541

ISBN-13:

978.85.254.2054-1
Páginas: 240
1° Edição: agosto de 2010

Quando comecei a ler o livro achei um pouco poético demais, as vezes antecipando os fatos mas esta é a caracterisca do autor Laurent Seksik.

O livro inicia-se explicando alguns acontecimentos na Prússia e em sequência ao nascimento de Einstein e com a seguinte frase de sua mãe:

Esse crânio tão grande, não é grave doutor? Nosso pequeno Albert não é… anormal? – Pauline Koch

Image courtesy of NASA

Continua com a infância de Albert e sua sede por conhecimento, além de suas dificuldades de aprendizado. Achei interessante também quando o autor foca sua atenção para o  pai de Albert chamado Hermann Einstein.

Hermann Einstein possuia um grande interesse em matemática e foi enviado a fazer engenharia em Stuttgart, mas por falta de dinheiro não conseguiu terminar.

Outro fato que me chamou atenção foi que Hermann Einstein e seu irmão Jakob fundaram uma empresa eletro-técnica, Elektrotechnische Fabrik J. Einstein & Cie com objetivo de iluminar Munique através de dínamos elétricos.

Jakob Einstein engenheiro além de projetar e inventar algumas soluções para sua empresa também guia o jovem Einstein ao mundo da trigonometria.

Os pais de Einstein acolhem para o Shabat um rapaz chamado Max Talmud estudante de medicina vindo da Polônia que dá ao jovem Einstein manuais científicos para ler e ele fica admirado como o jovem devora todos os livros.

Não estenderei os detalhes do livro para que não atrapalhe as descobertas. Eu recomendo a leitura e tenho absoluta certeza que você se surpreenderá com este gênio.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s