QuickTips | Google Chrome | Como liberar memória no MAC OSX

É comum no dia à dia dos profissionais da computação se deparar com alguns gaps na memória, principalmente quando isto  ocorre em seu sistema.

Eu tenho percebido que o MACOSX Lion 10.7.3 tem consumido um alto volume memória, geralmente com altos picos durante a utilizaçao do :

  • Google Chrome 18.0.1025.142

O Google Chrome as vezes possui um grande aumento na utilização da memória em razão de suas extensions, assim como sua arquitetura, ainda bem que o google criou uma excelente ferramenta para verificar os processos que estão consumindo memória em seu navegador: Window -> Task Manager

Razões do alto consumo de memória:

  •  Process-per-site-instance – Por padrão, o Chromium cria um  processo renderizado para cada instância do site que o usuário está visitando.
*Existem 3 opções no modelo de processo do Google Chrome, no entretanto estou citando apenas uma (Verificar o link no final do post).
De acordo com o site oficial temos o seguinte problema:
More memory overhead. This model will create more renderer processes than the process-per-site model described below. While this increases stability and may add opportunities for parallelism, it also increases memory overhead.

Outras questões à qual tenho percebido:

  • GPU Process – Utilizado no processamento visual e renderização  3D. Neste caso ele não acessa diretamente o OS, mas ele faz chamadas via cliente-servidor. Isto faz com que muitas vezes tenhamos um alto aumento na utilização da memória, em razão de sua chamadas à api.
  • Fique atento as extensions que você adiciona, as vezes estão consumindo muita memória.

-Para remover alguma extension entre em Window -> Extensions

Teste:

Como teste eu ativei GPU compositing on all pages e ao verificar o Task Manager (Window -> Task Manager) meu GPU Process subiu para 330mb, ou seja, tive um aumento de memória.
*Para ativar GPU Process, digite em sua barra de endereço (URL Bar) about:flags e procure por GPU compositing on all pages clique em Enable, na sequência clique no botão Relauch Now (De acordo com mensagem abaixo).
Your changes will take effect the next time you relaunch Google Chrome.

Relaunch Now

Liberar memória através do terminal

Se você é do tipo que gosta de resolver o problema através do terminal, segue o comando abaixo para liberação de memória:

$ purge

*Info: purge — force disk cache to be purged (flushed and emptied) – Mais informações abra a man purge.

*Outra maneira de liberar memória é fechar os processos, assim como seu navegador (Google Chrome) e abri-lo novamente. 

Instalar o FreeMemory

Esta app é excelente para acompanhar a utilização da memória em tempo real, permitindo fazer liberação da memória apenas com um clique. App disponível no iTunes: FreeMemory iTunes

+ Info

Está rolando uma discussão interessante sobre consumo de memória do Google Chrome no seguinte link: Mac: “google chrome helper” is killing my CPU

Neste link existem algumas dicas para deixar seu Google Chrome mais rápido: how-to-speed-up-google-chrome

Outra excelente maneira de liberar memória, é acompanhar cada processo através do  Activity Monitor. Verifique este tutorialLibertar memória inactiva no Mac, com o Activity Monitor

Conclusão

Continuo a utilizar o Google Chrome por sua facilidade e flexibilidade, pois mesmo tendo encontrado alguns gaps é possível achar soluções para o mesmo.

Referências:

Process Models

GPU Accelerated Compositing in Chrome



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s