Book | Stálin , os Nazistas e o Ocidente – Laurence Rees

Como todos notaram em meu widget Currently Reading, eu estava lendo o livro intitulado:  “Stalin, The Nazis and the West (Em português  Stálin, os Nazistas e o Ocidente)  – by Laurence Rees

A leitura deste livro se deu após visitar o meu amigo Luis Claudio, papo vai e papo vem, quando vi dois livros em cima de sua escrivaninha. Mas o meu olho se fixou em um livro de capa Preta, Branca e Vermelha com o seguinte Titulo:

Stálin , os Nazistas e o Ocidente – A Segunda Guerra Mundial Entre Quatro Paredes escrito por Laurence Rees

Fiquei intrigado com o título, quando o Luis Claudio disse:

“Este livro é fantástico, nunca tinha visto à Segunda Guerra Mundial desta maneira!!”  Entregou-me o livro e disse: “LEIA…”

Encontrei um tempo. E li este excelente livro.

O Livro:

Stálin, os Nazistas e o Ocidente - Laurence Rees

Título: Stálin, Os Nazistas e o Ocidente – A Segunda Guerra Mundial entre quatro paredes
ISBN: 9788576354611
Edição N°: 1
Páginas: 568
Formato: 15,7 x 23 cm
Editora: Larousse – http://www.larousse.com.br/

Primeira Impressão:

A tradução do livro em português está excelente.

Confesso que é uma leitura um tanto pesada, afinal trata-se da 2 Guerra Mundial. Comentários fortes por parte daqueles que vivenciaram. Não posso  esquecer de mencionar à decisões politicas ali tomadas, simplesmente aterrorizantes por parte de alguns políticos.

O que conta o livro..

O livro começa relatando o encontro de Stálin, Molotov em 1939 com o alemão Joachin Von Ribbentrop onde se inicia um acordo secreto entre à União Soviética e Alemanha com Hitler no poder. [Imagine esta parceria Stálin e Hitler].

O autor e historiador Laurence Rees aprofundou em pesquisas e entrevistas com pessoas que vivenciaram aquele momento, mostrando os acordos secretos e dramáticos em todo período da 2 Guerra Mundial.

Rees mostra o que houve com o acordo amistoso entre Stálin e Hitler e de que maneira ChurchillRoosevelt entraram na 2 Guerra Mundial.

Através de documentos que só se tornaram disponíveis com a abertura dos arquivos do leste europeu, conseguimos entender as decisões tomadas neste período. Exemplo disso a divisão da Polônia assim como à criação da ONU (Organização das Nações Unidas).

Os veteranos contam com detalhes o que houve durante a 2 Guerra Mundial (World War II). Assim como a atuação da polícia secreta Russa conhecida como NKVD durante o governo de Stálin. Eu particularmente fiquei chocado com a Atrocidade na floresta de Katyn.

O livro deixa bem claro toda posição politica entre Stálin, Churchill, Roosevelt, antes, durante e depois da guerra.

Segundo Rees:

“O principal mito popular que envolve a guerra, uma espécie de versão “hollywoodiana” da história, é que esta é a simples  história de uma aliança de pessoas boas que lutavam contra uma aliança de pessoas más. Trata-se de um modo extremamente confortador de olhar para o passado….” – Laurence Rees

Ao ler o livro entenderá perfeitamente estas palavras citadas por Rees. Se deseja conhecer melhor os bastidores da 2 Guerra Mundial recomendo a leitura.

Eu enviei meu humilde feedback ao autor agradecendo pelo excelente livro e por abrir à minha mente neste sentido. O autor Laurence Rees, mesmo sendo uma pessoa ocupada respondeu o email prontamente, confesso que fiquei feliz com sua resposta.

*Ao ler um livro, envie seu feedback ao autor, afinal não existe maior satisfação que receber comentários de seus leitores sobre o seu trabalho.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s