Book| 1984 – George Orwell

Faz um certo tempo que penso em escrever sobre o tão aclamado livro 1984 e com muita alegria que posso dizer: “Eu Li  o clássico 1984 escrito por George Orwell.

Eu li este clássico ano passado (2011), estava conversando com alguns amigos sobre a leitura de alguns livros “NERDs” e com conteúdo interessante, foi quando eu disse: “Infelizmente ainda não li 1984“.

Mas o meu grande amigo Gabriotti de maneira inesperada respondeu: “Meu pai tem este livro inclusive eu o li e realmente é fantástico, eu emprestarei a você.”  Ao ouvir aquelas palavras fiquei ansioso e curioso para  descobrir o que realmente faz as pessoas gostarem tanto deste livro.

No outro dia pela manhã estava Mr. Gabriotti com o livro em mãos, ao pegar o livro de capa branca com um ENORME olho azul  escrito  GEORGE ORWELL 1984 em letras garrafais me deixou intrigado.

Ao chegar em casa comecei a ler e a conhecer a vida do senhor Winston Smith funcionário do Ministério da Verdade da Oceania (Que de Verdade não tem nada),  um homem revoltado com a situação que vive, sem perspectiva futura e tendo que viver com suas próprias opiniões, impedido de demonstra-la a alguém, afinal todos são vigiados pelo  Big Brother ( BIG BROTHER IS WATCHING YOU).

O Big Brother conhece o passo de cada um e conseguiu instituir um regime totalitário, transformando cada pessoa em um aliado do governo e consequentemente “vigia/espião” de seu próximo, dificultando ainda mais a vontade de se expressar….

Imagine você no lugar de Winston Smith, embora é comum as vezes nos sentirmos como Winston….

O livro consegue passar de maneira bem clara a situação daquele povo que vivia na OCEANIA além de mostrar o conceito do duplipensar (usar a lógica contra a lógica).

De acordo com o Wikipédia:

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam…” – http://pt.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four

Recentemente comecei a ler o livro World War Two behind closed doors que conta um pouco sobre Stalin, Churchill, Hitler e tenho conseguido fazer um paralelo com a preocupação de Orwell (Em breve comentarei sobre ele).

Cheguei a conclusão que 1984 é um excelente livro, uma leitura um tanto densa, mas interessante e satisfatória. Se desejar saber um pouco mais sobre o livro, segue algumas recomendações:

Podcast:

Nerdcast 229 – Duplipensamentos sobre 1984

Filme:

Nineteen Eighty-Four  (inglês)

Google Book Review

Book 1984 (inglês)

Se leu o livro e deseja compartilhar um pouco sobre o que achou fique a vontade para deixar seu comentário. Se não leu o livro mas mesmo assim quer dizer algo fique a vontade. =)

Obrigado Gabriotti, pela generosidade de compartilhar o livro.

*Obs: Existe uma sidebar do lado do blog que indica minhas leituras atuais, em breve escreverei algumas resenhas.


4 thoughts on “Book| 1984 – George Orwell

  1. Grande Mario!

    Legal poder ler um pouco mais sobre a sua experiência com esta obra! Para mim, ler 1984 foi um marco, principalmente porquê o fiz saindo da adolescência e acabou me abrindo os olhos para nuances da realidade do mundo que talvez nunca fosse perceber sem ajuda.
    Apesar de ter comentado sobre meu pai quando falávamos de George Orwell, o livro em questão era meu mesmo. Na verdade comentei que meu pai estava lendo A Revolução dos Bichos e, talvez por isso você tenha confundido. Mas sem problemas! O mais importante é ter lido e absorvido a obra!

    Grande abraço e espero suas palavras sobre o novo livro que está lendo!

  2. Mestre Gabriotti,

    Show ver o seu comentário, livro fantástico. Sabe que vc falando agora, lembrei mesmo que vc comentou sobre A Revolução dos Bichos, este entrará na lista do próximo livro do George Orwell o qual eu preciso ler. =)

    Abraço..

  3. Acabei de ler o livro “1984” de George Orwell. Antes já havia lido outros livros sobre UTOPIA (“Admirável Mundo Novo”, “Utopia”, “A Ilha”), mas acho que ” 1984 ” ficou muito próximo da realidade, tendo pouco aspecto utópico. Particularmente, fiquei chocado com as torturas descritas neste livro. E considero o livro como um alerta para qualquer época em que se viva.

Leave a Reply

