DEV | [P1] Samsung Smart TV – Conheça a Plataforma e o Ambiente de Desenvolvimento

things-that-i-can-do-with-samsung-smart-tv-300x225

Ano passado (2011) tomei a decisão de comprar uma  TV e após uma longa busca e análise técnica e financeira adquiri uma Samsung Smart TV. Como um apaixonado por tecnologia fiquei realmente encantado com os recursos disponíveis além da qualidade de imagem.

Mas o que realmente chamou minha atenção foram as funcionalidades como  instalação de aplicativos, sincronia com outros aparelhos e conectividade com a rede local e  internet.

Porém um detalhe importante é que toda esta informação sobre a TV não foram dadas pelo vendedor mas sim pela longa busca e pesquisa que fiz pela internet lendo a especificação (Como diria minha amiga: Você é muito NERD), o vendedor por outro lado disse o seguinte: “Você nunca usará este recurso, eu tenho na minha casa e nunca acessei.”

Ao contrário do que o vendedor disse, eu simplesmente “fucei” em tudo que a Smart TV

Jumping Chiro

proporciona e a minha esposa virou uma Gamer TV,  não para de jogar um jogo chamado Jumping Chiro.  No entanto, semana passada enquanto ela jogava o tal jogo, ela parou e disse o seguinte:

“Esta TV possui muitos aplicativos.” – Interrompeu a frase quando perdeu uma vida no Jumping Chiro e respondeu: “Só falta um RELÓGIO.”

Fiquei perplexo parei e respondi: “Como assim um RELÓGIO?”

Ela prosseguiu dizendo: “Todo dia um pouco antes do café da manhã eu assisto a Ana Maria Braga (+Você) e pelo relógio que aparece durante o programa no canto da tela eu consigo me orientar. No entretanto, quando chego para o almoço eu não tenho este relógio na TV, então preciso procurar o celular na bolsa ou então encontrar o relógio de pulso para saber a hora certa. AGORA se isto estive-se na TV tudo se tornaria mais facil.”

Neste momento minha cabeça explodiu….Pensei:

Construirei um RELóGIO app  para Samsung Smart TV. Mas primeiro precisaria entender como tudo isto funciona. Tenho certeza que ao descobrirem, vocês ficaram abismados (da mesma maneira que fiquei) de como é facil construir um aplicativo.

RoadMAP:

1 .) Buscar informações sobre Plataforma Samsung Smart TV.

2 .) Ler a Documentação.

3.) Preparar o Ambiente de Desenvolvimento.

4 .) Desenvolver e Testar um aplicativo.

Hands-ON

1 .) Buscar informações sobre Plataforma Samsung Smart TV.

Plataforma

  • Baseada no kernel do Linux 2.6
  • O servidor de aplicativos é um Apache Server.
  • Os aplicativos são escritos em HTML, Javascript, CSS and XML, Flash player além de suporte para HTML5. (Não assuste é isto mesmo HTML e JavaScript).
  • Para maiores detalhes sobre a plataforma clique aqui: Samsung Smart TV Spec Sheet.

2 .) Ler a Documentação.

Encontrei uma excelente documentação  (Toda em inglês): http://www.samsungdforum.com/Guide/GuideList

Existe um forum (em inglês/coreano/chinês/russo) criado recentemente para esclarecer dúvidas : http://www.samsungdforum.com/SamsungDForum/Overview . Não fique com medo de enviar suas dúvidas e sugestões ao forum, particularmente falando enviei algumas.

3.) Preparar o Ambiente de Desenvolvimento.

A Samsung criou uma IDE com Emulador para desenvolver os aplicativos e testar em seu computador, importante salientar que as vezes  funciona no emulador e não funciona no seu aparelho (Samsung Smart TV).

IDE/Emulador – Para fazer o download é necessário possuir um registro no site da Samsung: http://www.samsungdforum.com/Devtools/Sdkdownload

No meu caso fiz download da  versão mais recente (Janeiro/2012):

[Release] SDK 

Após o download, basta instalar toda ã aplicação inclusive  o Apache Server contido na mesma.

*Toda aplicação a qual estou descrevendo no post,  foi desenvolvida em Windows XP.

4 .) Desenvolvendo e Testando um aplicativo para Samsung Smart TV.

Leia a segunda parte: https://razec.wordpress.com/2012/01/14/dev-desenvolvendo-e-testando-um-aplicativo-na-samsung-smart-tv-p2/

Ensinarei no próximo post: Como fazer o aplicativo e testar entre outras dicas. Sinta-se a vontade para compartilhar seus comentários.


23 thoughts on “DEV | [P1] Samsung Smart TV – Conheça a Plataforma e o Ambiente de Desenvolvimento

  1. Grande Amigo Mario,

    Acabo de me tornar um seguidor da Samsung (tv, cel e tablet) e uma das principais coisas que fiz usando o meu espirito “hack the planet” foi subir um serviço no linucão para ser a minha biblioteca de midia… ai você ja imagina a alegria de poder acessar a minha biblioteca particular da TV/Cel/Tablet e tudo mais…

    Mais isso já é papo para outras pingas🙂

    Apoio fielmente o seu projeto e precisando de algo pode contar comigo principalmente com novas ideias!

    É O TERROR PATRÃO!

    1. Fala BIG Boss,

      Gostei deste Media center que vc montou, inclusive eu criei um aqui em casa, mas no windows por enquanto. Mas que tal trocarmos umas figurinhas e escrevermos um post sobre como criar este media center?

      Afinal o R2D2 (Slackware Server) está com uma vontade de se transformar em um media center. Aproveitando o ensejo vamos combinar um HackHour para trocarmos umas idéias.

      Abração..

  2. Razec,

    1º parabéns pelo post, tbm sou fanático e segui a mesma linha de raciocínio sua, comprei a tv, fucei em tudo e fui criar um app, porém após criar a conta develop, fui testar na tv o app e primeiro tem que informar o ip do servidor (informei), depois na hora de sincronizar dá um erro de rede dizendo pra tentar mais tarde.

    Aconteceu isso com você? Será que esqueci algo?

    A minha tv é série 5 D5500RG, e uso windows 7…

    1. Olá Ailton, Seja Bem Vindo.

      Eu tive o mesmo problema, porém descobri que o motivo deste erro era o FIREWALL que estava bloquiando a porta 80 do apache server.

      1) Verifique se a porta está liberada no MODEM.
      2) Verifique se a porta está liberada no Firewall.
      3) Abra o arquivo de configuração do servidor Web Apache httpd.conf. Por padrão, o arquivo está localizado em C:Arquivos de ProgramasApache Software FoundationApacheconfhttpd.conf
      – Na linha ServerName *:80
      – Verifique o numero da porta procurando por: Listen 80
      4) Reinicie seu servidor.
      5) Tente acessar seu ip:80 e ve se funciona no seu navegador.

      Isto foi o que lembrei por hora.

      Abração..

  3. Razec,

    Era isso mesmo cara, o firewall estava bloqueando a porta 80. Liberei a porta no firewall e sincronizou direitinho o app.

    Fiz apenas um Hello World, mas vou bolar um bem elaborado agora.

    Desde já agradeço.

  4. POR FAVOR TENHO A SAMSUNG SERIES 5 , SERA QUE CONSIGO JOGAR EMULADORES TIPO ZNES NELA DIRETO DO PEN DRIVER????

    1. Boa noite Mario,

      É uma boa pergunta, nunca tentei fazer isto (Precisaria fazer um estudo sobre isto), mas parta do principio que o mesmo precisaria ser escrito em javascript. Não consegui inserir outras linguagens na SmartTV por hora.

      Se alguem souber de algo, fique a vontade para compartilhar.

      Abraço

  5. Muito Show Razec,estou há um tempão atras de um app para minha TV.. semelhante ao WEB BROWSER que infelizmente a Samsung não instala em todas as Smart TV. Será que é possivel criar um Navegador de internet para Smart TV?
    Suas dicas foram muito uteis. Você contribuiu 100% para tornar a internet mais perfeita.

    1. Blz Emanuel,

      Fico feliz de contribuir. Entao sobre o webbrowser infelizmente nao encontrei nada, mas é possivel construir um sim, precisa de um pouquinho de tempo, consegui fazer alguns testes de acesso a urls e ao google.

      Abs

  6. Boa tarde!

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo texto e compartilhamento, muito legal! (apesar de eu não entender nada de tecnologia, o fato de divulgar o aprendizado é maravilhoso!)

    E minha pergunta é boba, mas..vamos lá. Existe possibilidade de baixar aplicativo do Word na TV e conectar um mouse e teclado para digitar textos?

    1. Ola Fernanda, Agradeco pelo comentario. Infelizmente a resposta para sua pergunta eh não. O Word roda em uma arquitetura diferente, mas nada impede de tentar criar um editor de texto em javascript para fazer algo similar. Acredito que em breve teremos algo compatível.

      abs,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s