Tags

, , , , , ,

things-that-i-can-do-with-samsung-smart-tv-300x225

Ano passado (2011) tomei a decisão de comprar uma  TV e após uma longa busca e análise técnica e financeira adquiri uma Samsung Smart TV. Como um apaixonado por tecnologia fiquei realmente encantado com os recursos disponíveis além da qualidade de imagem.

Mas o que realmente chamou minha atenção foram as funcionalidades como  instalação de aplicativos, sincronia com outros aparelhos e conectividade com a rede local e  internet.

Porém um detalhe importante é que toda esta informação sobre a TV não foram dadas pelo vendedor mas sim pela longa busca e pesquisa que fiz pela internet lendo a especificação (Como diria minha amiga: Você é muito NERD), o vendedor por outro lado disse o seguinte: “Você nunca usará este recurso, eu tenho na minha casa e nunca acessei.”

Ao contrário do que o vendedor disse, eu simplesmente “fucei” em tudo que a Smart TV

Jumping Chiro

proporciona e a minha esposa virou uma Gamer TV,  não para de jogar um jogo chamado Jumping Chiro.  No entanto, semana passada enquanto ela jogava o tal jogo, ela parou e disse o seguinte:

“Esta TV possui muitos aplicativos.” – Interrompeu a frase quando perdeu uma vida no Jumping Chiro e respondeu: “Só falta um RELÓGIO.”

Fiquei perplexo parei e respondi: “Como assim um RELÓGIO?”

Ela prosseguiu dizendo: “Todo dia um pouco antes do café da manhã eu assisto a Ana Maria Braga (+Você) e pelo relógio que aparece durante o programa no canto da tela eu consigo me orientar. No entretanto, quando chego para o almoço eu não tenho este relógio na TV, então preciso procurar o celular na bolsa ou então encontrar o relógio de pulso para saber a hora certa. AGORA se isto estive-se na TV tudo se tornaria mais facil.”

Neste momento minha cabeça explodiu….Pensei:

Construirei um RELóGIO app  para Samsung Smart TV. Mas primeiro precisaria entender como tudo isto funciona. Tenho certeza que ao descobrirem, vocês ficaram abismados (da mesma maneira que fiquei) de como é facil construir um aplicativo.

RoadMAP:

1 .) Buscar informações sobre Plataforma Samsung Smart TV.

2 .) Ler a Documentação.

3.) Preparar o Ambiente de Desenvolvimento.

4 .) Desenvolver e Testar um aplicativo.

Hands-ON

1 .) Buscar informações sobre Plataforma Samsung Smart TV.

Plataforma

  • Baseada no kernel do Linux 2.6
  • O servidor de aplicativos é um Apache Server.
  • Os aplicativos são escritos em HTML, Javascript, CSS and XML, Flash player além de suporte para HTML5. (Não assuste é isto mesmo HTML e JavaScript).
  • Para maiores detalhes sobre a plataforma clique aqui: Samsung Smart TV Spec Sheet.

2 .) Ler a Documentação.

Encontrei uma excelente documentação  (Toda em inglês): http://www.samsungdforum.com/Guide/GuideList

Existe um forum (em inglês/coreano/chinês/russo) criado recentemente para esclarecer dúvidas : http://www.samsungdforum.com/SamsungDForum/Overview . Não fique com medo de enviar suas dúvidas e sugestões ao forum, particularmente falando enviei algumas.

3.) Preparar o Ambiente de Desenvolvimento.

A Samsung criou uma IDE com Emulador para desenvolver os aplicativos e testar em seu computador, importante salientar que as vezes  funciona no emulador e não funciona no seu aparelho (Samsung Smart TV).

IDE/Emulador – Para fazer o download é necessário possuir um registro no site da Samsung: http://www.samsungdforum.com/Devtools/Sdkdownload

No meu caso fiz download da  versão mais recente (Janeiro/2012):

[Release] SDK 

Após o download, basta instalar toda ã aplicação inclusive  o Apache Server contido na mesma.

*Toda aplicação a qual estou descrevendo no post,  foi desenvolvida em Windows XP.

4 .) Desenvolvendo e Testando um aplicativo para Samsung Smart TV.

Leia a segunda parte: https://razec.wordpress.com/2012/01/14/dev-desenvolvendo-e-testando-um-aplicativo-na-samsung-smart-tv-p2/

Ensinarei no próximo post: Como fazer o aplicativo e testar entre outras dicas. Sinta-se a vontade para compartilhar seus comentários.

Advertisements