William Kamkwamba | A Iniciativa faz a diferença

Qual foi sua iniciativa hoje?

Alguns dias atrás ao acessar o blog do empresário e escritor Marcos Resende (Recomendo acompanhar o blog), observei um enorme banner intitulado:

William Kamkwamba Levou energia elétrica para sua comunidade…

Aquele título despertou certa curiosidade, então decidi conhecer detalhes sobre William Kamkwamba.

A  atitude de William nos faz tomar uma atitude diante do problema que nos cerca.  Preste atenção ao que ele fez:

Um breve resumo da  situação de William Kamkwamba….

William Kamkwamba um jovem que na época tinha 14 anos e morava no pequeno país chamado Malawi, durante  o ano de 2000 uma época de seca, o país enfrentou uma crise terrível na agricultura ocasionando a morte de muitas pessoas por falta de alimento.

Kamkwamba assim como sua família estava passando pela mesma crise que todo povo de Malawi, e seu pai por não ter condições financeiras precisou tirar William da escola.

“Como você se sentiu por estar fora da escola?

Era bem ruim. Se você não está estudando, quer dizer que vai ser fazendeiro. Eles não controlam a própria vida; dependem do sol, da chuva, do preço das sementes e do fertilizante. Quando saí da escola, olhei meu pai, aqueles campos ressecados e vi o resto de minha vida. Era um futuro que não podia aceitar.”¹

Buscou Solução

William decidiu estudar sozinho, pois não possuía a intenção de se tornar fazendeiro,  então todo dia se dirigia dois km de casa a uma pequena biblioteca mantida pelas Nações Unidas e doações para equiparar seus estudos com o de seus amigos.

“Você construiu um moinho de vento a partir das explicações de um livro, sem nunca ter visto um. Como foi isso, e para que você queria um moinho?

No livro, “Explaining Physics”, entendi como funcionavam motores e geradores. Não lia inglês muito bem. Usei diagramas e fotos para associar as palavras, e assim aprender física básica. O outro livro que li chamava-se “Using energy”, tinha uma foto de um moinho de vento na capa. Dizia que moinhos podem bombear água e gerar eletricidade. Meu pai poderia irrigar a plantação, aumentar a colheita e nós nunca mais passaríamos fome! Por isso decidi construir um moinho. Não havia instruções, mas sabia que se um homem havia construído no livro, eu também conseguiria.”¹

Atitude e Iniciativa

O resultado foi que ele construiu o moinho e gerou eletricidade para sua família e ainda ajudou o seu povo.

Vejo isto como a reposta a pergunta iniciada no post, todos nós temos que tomar a Iniciativa, não adianta se lamentar dos problemas que nos cercam, as nossas Atitudes fazem a diferença.

Referências:

¹Revista Galileu: Conversamos com William Kamkwamba, o menino africano que construiu um moinho com lixo e dois livros de física

William Kamkwamba Official

TEDGlobal thinkers and innovators


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s