Tags

, , ,

É sabido que tenho utilizado o Debian Squeeze, e aconteceu um problema interessante com o Eclipse.

Após fazer download do Eclipse não conseguia atualizar automaticamente, utilizar o cvs e adicionar plugins pela web. Aparecia a seguinte mensagem: “Network is unreachable”.

Este problema acontece com o Debian assim como com outras distribuições. Isto acontece  porque algumas aplicações utilizam o RC3493 – Basic Socket Interface Extensions for IPv6 que permite que aplicações AF_INET6 socket recebam conexões IPv4.

O Kernel por padrão deixa ativado net.ipv6.bindv6only=1 quebrando esta comunicação. E observando o problema encontrei um bug no DEBIAN em 2007 com alguns usuários que tiveram o mesmo problema,  inclusive reportei o  BUG419851 junto com outros Bugs que trazem esclarecimento a este problema. Se possuirem maiores detalhes fiquem a vontade para comentar.

Solução:

Para solucionar o problema tornou-se necessário adicionar a biblioteca DNS library lib32nss-dns e fazer uma pequena alteração.

Como usuário root, instale a biblioteca com o seguinte comando:

aptitude install lib32nss-mdns

Em seguida configure o seguinte parametro:

sysctl -w net.ipv6.bindv6only=0

Se ocorrer tudo bem basta atualizar ou utilizar seu CVS ou Subversion no Eclipse.

Se não funcionar

Caso não funcione altere o parâmetro manualmente no arquivo de configuração /etc/sysctl.d/bindv6only.conf e coloque o parametro:

net.ipv6.bindv6only=0

Mas obrigatoriamente será necessário reiniciar o sistema.

Abraço

Advertisements