Colaboratividade | Reportando e Corrigindo Eclipse Bugs

Bugs Life =)

Colabore com projetos open-source! Expressão comumente utilizada, a qual possui a conotação contribuir, colaborar de modo voluntário, desde a escrita de tutoriais, a resolução de complexos bugs. Utilizando o tempo disponível, independente do tipo de conhecimento. Sabemos que em toda a existência dos software sempre houve a nescessidade de resolver erros (bugs) encontrados.

O projeto Eclipse por sua vez possui um excelente processo de envio e resolução de problemas, permitindo que o tempo possa ser bem utilizado além de estar contribuindo com toda comunidade open-source e garantindo a qualidade da plataforma Eclipse.

Constatemente ouvimos de muitos desenvolvedores e usuários o desejo de colaborar com projetos open-source, mas a questão é :  Como contribuir?

A resposta a esta pergunta costuma ser: “Se deseja colaborar em um projeto open-source, comece com bugs report.”

Bugs report é a maneira de dizer que o software não está funcionando corretamente, criando assim um relatório dos erros ocorridos durante o uso do software. No entretanto é fundamental em qualquer desenvolvimento de software, porque permite que qualquer usuário informe aos desenvolvedores sobre determinado problema.

Alguns talvez estejam pensando, mas como posso relatar estes Bugs?

Este artigo responderá está questão desde onde inicia o problema (Bug Report) à resolução do mesmo (Bug Fix). Utilizaremos o projeto open-source Eclipse, pois possui um excelente processo de desenvolvimento, mas o principio pode ser aplicado a outros grandes projetos open-source.

  • Colaborando com Eclipse através dos Bugs
    • Reportando (Bug Report)
    • Corrigindo (Bug Fix)

Onde tudo começa!

Imagine o seguinte cenário, segunda-feira de manhã ao abrir o Eclipse, decide criar um novo diretório para armazenar seu código, porém o mesmo não permite criar um novo diretório, e sabemos que todas as permissões estão liberadas em seu Sistema Operacional para este processo comum.

Por que este diretório não foi criado?

Neste momento a resposta é simples, encontrou-se um BUG, um problema que não deveria existir.

Este problema deve estar acontecendo com outros usuários, afinal é utilizado no mundo todo, mas como nosso desejo é solucionar o problema e ajudar toda comunidade open-source devemos deixar o problema visível à outros tanto usuários como desenvolvedores.

Reportando um Eclipse Bug (Bug Report)

O problema foi identificado o próximo passo é deixa-lo claro para outros, reportando o bug.

Acesse o Eclipse Project Bugzilla e faça o login, estando logado escolha a opção NEW.

Figure 1. Login Eclipse Bugzilla

// <![CDATA[// Escolha o projeto o qual será reportado o erro.

Figure 2. Reportando Bug para um determinado projeto

//

Preencha o pequeno formulário descrevendo detalhadamente o problema ocorrido para que os voluntários deste bug possam reproduzi-lo, possibilitando a busca por solução. Informe sistema operacional utilizado e principalmente qual versão do eclipse ocorreu o erro. A versão pode ser encontrada em Help > About dialog

Nunca pense que o erro é insignificante para ser reportado, afinal se todos nós pensassemos assim jamais o Eclipse teria se tornado uma plataforma robusta e confiável.

Faça sua parte e reporte o erro, pois a sua ajuda é fundamental, porque através desta atitude permitirá que a qualidade do software melhore e a plataforma Eclipse fique mais consistente, além da satisfação de estar ajudando outros.

// <![CDATA[// Importante
Antes de reportar um bug faça uma busca pelo Eclipse Bugzilla para não reportar um bug já existente. Siga as regras de etiquetas, afinal todo trabalho é voluntário e o tempo é reduzido para todos. Erick Raymond e Rick Moen escreveram sobre algumas regras de etiqueta.How To Ask Questions The Smart Way.

//

Procurando Eclipse Bug

Todos aqueles que desejam colaborar na correção dos bugs existentes, pela lógica o primeiro ato a fazer é encontra-lo e o nosso garimpo inicia-se pelo próprio http://bugs.eclipse.org.

E de maneira amigavel o próprio bugzilla possui uma ferramenta que possibilita fazer queries, ou seja, pesquisas bem aprimoradas, tornando-se assim um Bug Hunter.

Baseado no artigo escrito por Remy Chi Jian Suen intitulado “How to Fix a Bug in Eclipse” explicarei como encontrar determinados bugs no Eclipse e corrigi-los.

Acesse Bugzilla query e faça buscas de seu interesse, procure por bugs simples.

Figure 3. Construindo Bugzilla Query

//

  • Classification: Escolher o projeto que será iniciado a busca.
  • Product: Escolher o produto.
  • Keywords: Permite uma melhor triagem dos erros. O Bugday foi criado para facilitar todo este trabalho.
  • Component: Buscar por um componente/plugin especifíco.
  • Status: Qual é a situação do bug.

//

Corrigindo Bug (Bug Fix)

Após encontrado o bug o próximo passo é entender como acontece o erro. Tente reproduzi-lo em seu ambiente, caso tenha alguma dúvida poste comentários sobre o problema para que a solução seja encontrada.

Se perceber algo diferente relate o que encontrou, e principalmente, deixe claro que você deseja colaborar com este bug. Desta maneira você ficará responsável por resolver este bug, permitindo que outros colaboradores se dediquem a outros problemas.

Tudo definido faça download do código fonte da plataforma a qual foi encontrado o bug, embora o bug relatado no inicio seja ficticio, provavelmente ele afetaria org.eclipse.ui, org.eclipse.ui.ide, org.eclipse.swt sendo assim torna-se necessário fazer um checkout do código para dentro do Eclipse.

Eclipse Checkout

Fazer o Checkout para dentro do eclipse:

  • 1. New Projects CVS: Abra o Eclipse e precione CTRL+3, em seguida digite npfc e precione Enter.
Figure 4. New Projects CVS

//

  • 2. Checkout from CVS: Copie a seguinte linha dentro do campo “HOST”: “:pserver:anonymous@dev.eclipse.org:/cvsroot/eclipse”. Clique Next.
Figure 5. Checkout from CVS

//

  • 3. Use existing module: Selecione “Use existing module” e procure pelo módulo afetado pelo bug, em nosso caso platform-ui.
  • 4. Finish: Clique Finish, e importe todos os plugins para dentro de seu workspace.

Estando com o código-fonte, comece a grande “caçada” ao bug e encontre a solução. Solução encontrada escreva um patch com as novas atualizações.

Precisamos de Você

Não pense que este trabalho é em vão, porque todos os que colaboram aprendem muito, afinal ajudar outras pessoas é muito gratificante, e seu currículo pode ser enriquecido através deste trabalho.

A troca de conhecimento é intensa, pela razão de grandes empresas utilizarem o Eclipse como ferramenta e contribuirem com o documentação, código e bugs. A IBM, Oracle, Eclipse Source, Red Hat é um exemplo deste trabalho, além dos desenvolvedores, engenheiros de software, cientistas da computação e voluntários.

Aproveite seu tempo livre e colabore. Faça parte da comunidade open-source, escolha a comunidade que melhor se adapte a você.

Resources

Aprenda:

//

//


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s