SKYPILOT | Projeto OpenSource

skypilot-sharing-logo
Após um longo tempo de estudo, dedicação e orientação técnica do IBM Academic Initiative e de toda comunidade open-source, nasceu a minha primeira contribuição Open-Source, o qual foi utilizado na construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o Bacharelado em Ciência da Computação.

O projeto foi apelidado de SKYPILOT-SHARING pois toda informação está na “nuvem” (termo muito utilizado atualmente) e pode ser recuperada em seu DESKTOP. E com isto em mente a aplicação terá os limites definidos por cada um de nós: Sky’s the Limit…

O Projeto

A idéia do projeto surgiu da motivação e observação de métodos colaborativos, compartilhamento de informação assim como reuso do código. Utilizando a colaboratividade de outras pessoas.(Inclusive gosto muito do ambiente colaborativo).

Web User Interface

post-its: Utilizados para armazenar textos, anotações, ou para os desenvolvedores a utilização dos famosos TODO.
snippets: Utilizados para armazenar pequenas trechos de códigos para serem utilizados dentro da IDE Eclipse.

screenshot-dashboard

SKYPILOT Eclipse Plugin

Através do plugin é possível rever todas as anotações ou snippets contigos em sua aplicação web para a reutilização do código.
Possui a função de Drag and Drop ou seja arrastar o código contido dentro do post-it do plugin para cima do código o qual esteja trabalhando.
É possivel mudar o snippet de maneira que reflita em ambas aplicações.

eclipsedashboard-plugin

O projeto tem por objetivo ajudar:

Usuários: Por ser um ambiente colaborativo tem como funcionabilidade o armazenamento de informações, anotações através post-its, aqueles papéis amarelos que colamos em vários lugares para se lembrar de algo a página possui alguns simples recursos para tornar-se atrativo.

Desenvolvedores: Os desenvolvedores utilizam de técnicas para procurar e armazenar seus snippets (Trechos de códigos utilizados constantemente) para facilitar todo seu trabalho. Afinal um dos grandes desafios hoje em dia, tem sido o reuso do código a qualquer momento e o projeto possibilita esta iteração. Além da utilização de pos-its para anotação, TODO pequenas listas do que falta-se construir. Além de garantir o reúso a qualquer momento em seu projeto.

Bugs

Existem muitos BUGs, mas como é um projeto Open-Source está aberto a novos commiters,  contribuidores, sugestões, criticas e ajudas ao código para que possamos melhora-lo e torna-lo flexível.

Adicione bugs: http://code.google.com/p/skypilot-sharing/issues/list

Teste

O trabalho tem sido todo em um server local, mas em breve faremos testes na web, mas se desejar rodar em sua máquina para ver como o trabalho funciona basta baixar o código fonte.

Onde Encontro o Projeto

SKYPILOT-Sharing homepage: http://code.google.com/p/skypilot-sharing

Download: http://code.google.com/p/skypilot-sharing/downloads/list

  • Faça download do *.war e do *.jar.
  • Para funcionar o download apenas import os *.war em seu tomcat.
  • Eclipse plugin coloque dentro da pasta plugin de seu Eclipse.

*Escrevendo documentação para maiores detalhes.

Documentação

Entre no wiki do projeto, possui uma pequena documentação.

Wiki: http://code.google.com/p/skypilot-sharing/w/list

Tutorial para teste em pt_BR: Developer – Rodando o skypilot-sharing

Contribuir com o projeto

Fique a vontade para contríbuir enviando email para mrazec (at) gmail.com.

Agradeço de coração a todos que ajudaram a realizar este trabalho principalmente ao IBM Academic Initiative assim como  Argemiro por ter utilizado seu tempo livre para ajudar neste open-source project.

Abraços

3 thoughts on “SKYPILOT | Projeto OpenSource

Add yours

Leave a comment

Up ↑